dia 27 de Janeiro - Calendário Mágico


PAGANÁLIA- DIA DA MÃE TERRA

Pela tradição romana, é um dia consagrado à mãe Terra.
Neste dia, decore três árvores com fitas amarelas.
Os espíritos da natureza serão atraídos pela sua gentileza e trarão prosperidade e boa sorte.

dia 26 de Janeiro - Calendário Mágico

DIA DOS DEUSES LARES

São os espíritos guardiões da tradição romana que protegem nossas casas e seus nomes originaram a palavra “lar”.
Escolha um cantinho da sua casa para ser a morada dos deuses Lares e acenda uma vela verde e um incenso de ervas, agradecendo a eles pela proteção e alegria que proporcionam.

dia 24 de Janeiro - Calendário Mágico


Festival das Velas

Uma antiga cerimônia de purificação através das deusas do fogo.
Acenda uma vela laranja e concentre-se na chama.
Peça às deusas do fogo que queimem seus males, sejam físicos, sejam espirituais.

Bênção das velas, na Hungria, cerimônia de purificação dedicada à deusa do fogo Ponyke. Celebra-se a luz, iluminando e purificando as energias escuras dos ambientes e das pessoas.
Celebração de Bisal Mariamma na Índia, a deusa da luz solar. Ela era representada por uma bacia de cobre, cheia de água e flores, em cuja superfície a luz solar era refletida com a ajuda de metal dourado.
Aproveite a data para consagrar suas velas. Medite sobre os Sete Raios e as divindades a eles relacionadas.
Acenda uma vela na cor correspondente a seu raio preferido e percorra todos os quartos, orando e invocando a Luz Maior para purificar e abençoar sua casa, afugentando as sombras.

copiado de Teia de Thea

Dia 23 de Janeiro - Calendário Mágico

Dia de Hator

É a deusa dos céus, a grande sacerdotisa do panteão egípcio, deusa da música e da dança, protetora dos prazeres e do amor, da vaidade feminina e da alegria.
É geralmente representada com uma coroa composta de dois chifres (da vaca sagrada, animal que a representa) com o disco solar no meio.
Faça uma oferenda a deusa com leite e ela lhe agraciará com muita Alegria!!!

sia 22 de Janeiro - Calendário Mágico

Dia de Apolo

Apolo, filho de Zeus e Leto, e irmão gémeo de Ártemis, deusa da caça, era um dos mais importantes e multifacetados deuses do Olimpo.
Nas mitologias grega, romana e etrusca, Apolo foi identificado como o deus da luz e do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes.
A partir do século III também foi identificado com Hélios, deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por paralelismo a sua irmã foi identificada com Diana, a deusa da lua.
Mais tarde ainda, foi conhecido principalmente como uma divindade solar.
Sendo o patrono do Oráculo de Delfos, era o deus dos adivinhos e profetas.
Sua ligação com a Medicina se fazia pelo seu poder de atrair pragas e a morte súbita, e também através de seu filho Asclépios.
Possuindo no mito um rebanho de gado, era o deus dos pastores e defensor dos rebanhos e manadas.
Protegia os colonos em terras estrangeiras, liderava as Musas e era o diretor de seu coro. Recebendo de Hermes a lira, firmou sua posição como o deus da Música, e era homenageado com uma forma especial de hino, o peã.
Finalmente, Apolo é o deus dos jovens rapazes, ajudando na transição para a idade adulta.
Assim, ele é sempre representado como um jovem, frequentemente nu, para simbolizar a pureza e a perfeição.
Apolo representa a harmonia, a moderação, a ordem e a razão, em contraste complementar a Dionísio, o deus do êxtase e da desordem.

Neste dia, espalhe folhas de louro na entrada de sua casa para atrair as dádivas deste deus grego

dia 21 de janeiro - Calendário Mágico

Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Em 27 de dezembro de 2007, a Lei Federal nº 11.635, instituiu o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
A data foi escolhida em virtude de um episódio ocorrido na Bahia em 21 de janeiro de 2000, quando uma mãe de santo foi morta, vitimada por atos violentos praticados por fanáticos.

Em Porto Alegre, existe há 12 anos o DIRPOA (Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre). O grupo formado por representantes das igrejas Católica, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, Zen Budismo, Fé-Bahái, Judaísmo, Islamismo, Anglicana e Espiritismo Kardecista, tem por objetivo buscar a conciliação e o entendimento entre diversas raças e credos, dando exemplo de que é possível encontrar a paz através do respeito, do diálogo e da aceitação das diferenças.

dia 20 de Janeiro - Calendário Mágico

Dia de Baba Yaga

Baba-Yaga é uma velha, muito velha, que vive em uma cabana sobre pés-de-galinha. Ela se alimenta de ossos humanos moídos em seu pilão, mas há quem diga que também come criancinhas com seus dentes de ferro.
E voa dentro de um almofariz de prata, muito veloz.
Contam ainda que o rastro de cinzas que deixa pelo céu, rapidamente a danada vai apagando com sua vassoura.
Importante figura no imaginário do povo russo, Baba-Yaga está presente em muitos contos tradicionais.
Quase sempre, Baba-Yaga é a temível bruxa, a malvada.
Às vezes, ela parece ser apenas uma grande conselheira ou a guardiã de muitos segredos, moradora da escuridão numa densa floresta.
Sob esta faceta, Baba-Yaga seria assim como a representação da Mãe-Natureza, igualando-se às antigas deusas, uma divindade com poderes sobre a vida e a morte porque rico em mistérios é seu perfil. Essa deusa da Europa Oriental é a deusa da morte e renovação.
Muitas vezes precisamos deixar algo partir para um novo renascer.
Acenda uma vela escura e invoque Baba Yaga, peça-lhe que leve as coisas ruins embora e abra caminho para as coisas novas e boas em sua vida.

Dia 19 de Janeiro - Calendário Mágico


Festival de Thor

O deus dos raios e trovões da mitologia germânica, Thor, era também filho de Odin.
O Deus nódico Thor, conhecido como o Deus do trovão, era considerado um campeão dos deuses e inimigo dos Gigantes e Ogros.
Era muito popular entre o povo como seu protetor e amigo, representações de seu martelo mágico, Mjollnir, são usadas até hoje.
Ele conduzia uma carruagem puxada por dois bodes gigantes.
Sua esposa Sif, com seu cabelo dourado, era uma deusa dos grãos e das colheitas. Apesar de sua fama se ser um tanto impulsivo nos seus julgamentos, Thor era sempre amigo e companheiro de batalha confiável.
Era sempre representado com seus cabelos e barbas ruivos esvoaçantes e em trajes de batalha.

Thor regia a força, a lei e a ordem, a defesa, carvalhos, bodes, o trovão, relâmpagos, tempestades, o clima, colheitas, viagens mercantes, água, coragem, confiaça, proteção e batalha.
Segundo a lenda, ele atracava as nuvens para que liberassem a chuva necessária para as plantações.

Como maior parte dos Deuses, Thor morava em Asgard, mas num palácio particular, com inúmeras salas.
Lá ele recebia os amigos para banquetes intermináveis e calorosos.
Mas Thor também saía muito para viajar pelo mundo.
Para não ser reconhecido, gostava de se disfarçar e visitar os homens e outros deuses.
De boa índole e caráter sincero, não desconfiava de Loki, que numa noite de verão aproveitou o sono de Sif para lhe roubar a opulenta cabeleira dourada...
De manhã, Thor foi despertado pelo choro e pelas lágrimas da esposa, que ficara careca.
Compreendeu de quem era a culpa e sacudiu Loki até este confessar e reparar o erro. Só que era impossível fazer os cabelos de Sif crescerem imediatamente, e muitas estações se passariam até eles recuperarem o comprimento e o brilho.
Loki teve a idéia de ir ao País dos Anões-Ferreiros e depois de muita conversa, conseguiu que fabricassem numa única noite uma maravilhosa cabeleira de ouro.
Quando Loki a ofereceu a Sif no dia seguinte, ela enxugou as lágrimas na mesma hora, orgulhosa por possuir cabelos mais macios, finos e sedosos do que qualquer outra mulher.
Essa maravilha provocou muita inveja e ciúmes entre as deusas, mas Loki conseguiu se reconciliar com o Deus do trovão!!!

Entre os piore inimigos de Thor estavam os gigantes do País dos Trusos, com quem ele lutava cosntatemente,e os monstros como o lobo Fenrir.
Principalmente, o deus detestava a Serpente das Profundesas, que ele queria eliminar desde a juventude...
Invoque-o hoje e ele lhe concederá força e coragem para realizar as mais difíceis tarefas.

Dia 18 de Janeiro - Agenda Mágica




















 
Na China, Zao Jun, o deus da cozinha, é homenageado com preces e oferendas de bolos de arroz-doce, nesta noite que marca o fim do ano chinês.
Para dar sorte, queimam-se imagens em papel do deus e jogam-se feijões secos nos telhados das casas.











Antiga celebração de Shapash, da deusa hitita do Sol e da luz do dia.
Chamada de “A Tocha dos Deuses”, Shapash era uma deusa solar abrangente. Associada ao deus solar Baal, ela regia a fertilidade; em parceria com Mot, o deus da morte, ela destruía as colheitas e queimava a terra.
 Um outro aspecto dessa deusa era Wurusemu, venerada na cidade de Arinna e consorte do deus do tempo Taru.

Festival hindu do Sol, homenageando o deus e a deusa Surya, divindades solares e regentes da luz.

Homenageava-se também Usas, a deusa da Alvorada, mãe das estrelas matutinas que anunciavam sua chegada na carruagem puxada por vacas vermelhas.

texto cpiado de Teia de Thea

Dia 17 de Janeiro - Calendário Mágico


Dia de Felicitas

Felicitas é a deusa romana da boa sorte e da fortuna. Para atrair seus favores e simpatia para dentro de seu lar, acenda uma vela azul próxima a janela.

6ª feira também é dia de Arcanjo Uriel


O Arcanjo URIEL (Seu Complemento Divino: DONA GRAÇA), do Sexto Raio do Serviço abnegado, diz:

"Todo anjo que se dedica ao Serviço abnegado serve, livremente, a uma determinada emanação de vida. Para cada ser pertencente à humanidade da Terra, para cada "remanescente", e para cada Espírito protetor de outras estrelas existe um anjo individual abnegado para servi-lo tornando-se uma Presença Protetora. Esta permanece ao lado da determinada emanação de vida, durante todo tempo que ela estiver ligada ao reino do desenvolvimento. Estes Seres angelicais são muitas vezes chamados de "Anjos Protetores" ou "Anjos de Guarda". Podeis imaginar o que seja servir abnegadamente, sempre a mesma pessoa, durante milhares de anos, sem dar uma oportunidade ao seu Anjo de Guarda de freqüentar o Templo dos Mestres (dentro do período de trinta dias) para que Ele possa refazer-se, isto porque a sua protegida, a referida emanação de vida, não tem o hábito de comparecer ou freqüentar o Templo do Mestre?!

Refleti bem sobre isto!

É um cativeiro voluntário de Puro Amor e nada existe em termo comparativo.

O Anjo que está ao vosso serviço é obrigado por Lei a acompanhar o seu protegido e, em todas as ocasiões propícias, colocar um raio de Luz em sua consciência, com a finalidade, talvez, de poder elevá-lo cada vez mais.


APELO:

Bem-Amado Arcanjo URIEL, eu Vos amo e Vos abençôo.

Agradeço-Vos e aos Vossos Anjos e a todos os Anjos dos Serviços Prestados.

Agradeço por Vosso Abnegado Serviço de tantos éons.

Ajudai-me a auxiliar o meu Anjo de Guarda para que ele me mantenha, constantemente, na senda da Pureza, Harmonia e Felicidade!

15 de Janeiro - Calendário Mágico

Vesta, filha de Saturno e Cibele, era a deusa dos laços familiares, simbolizada pelo fogo da lareira.
Embora Vesta fosse bastante cortejada pelos deuses Poseidon e Apolo, a deusa havia jurado a Zeus que se manteria virgem, fato pelo qual ele lhe deu a honra de ser venerada em todos os lares e ser muitíssima respeitada por todos os deuses e mortais.

Em Roma, a deusa Vesta simbolizava a perenidade do império.

Suas sacerdotisas eram chamadas de vestais e tinham um voto de castidade, além de ter que servir Vesta durante trinta anos.

Normalmente, Vesta era apresentada como uma mulher jovem, com grandes roupas e um véu sobre a cabeça e ombros.
Devido a sua simplicidade, não houveram tantas manifestações artísticas nem histórias narrando os fatos a respeito da deusa.

Na antiga Roma, neste dia, um festival sagrado chamado Festa do Asno era celebrado em honra à deusa Vesta e ao asno que a salvou.

Toda 4ª é dia de Serapis Bey - Mestre do 4º Raio


Mestre Serapis Bey

Chohan do Quarto Raio (Branco Cristal), sustenta os atributos divinos da pureza, ascensão, artes, ressurreição, autodisciplina e ordem.
Serapis Bey foi um rei-sacerdote em Atlântida, onde já atuava no Templo da Ascensão.
Com a proximidade da queda da Atlântida, os oficiantes e guardiões das chamas sagradas foram avisados e, assim, ele fugiu com seu grupo se servidores da luz para Luxor, no Egito, onde ancorou o novo Templo da Ascensão onde ele atua como dispensador do Quarto Raio para a humanidade, sustentando os atributos da pureza, ascensão, artes, ressurreição, autodisciplina e ordem.

Serapis Bey várias encarnações no Egito.
As mais conhecidas foram como os faraós Akhenaton IV e Amenophis III (construtor do Templo de Tebas e de Karnak).
Apaixonado por arquitetura, construiu noutra de suas encarnações, na Grécia, o famoso Parthenon.
Tem sido grande construtor de templos, tanto físicos como internos, a serviço da Luz. Ascencionou no século IV a.C..

Diz o Mestre Serapis Bey:

"Sinto-me honrado em responder a qualquer pergunta relacionada com o emprego da poderosa Chama da Ascensão, cujo objetivo é elevar toda consciência à sua antiga e natural condição divina. Cada elétron de luz que flui prazerosa e ininterruptamente da Fonte do Universo ao vosso coração contém, latente, a virtude do Fogo Sagrado. O Fogo que abastece a vossa mesa e veste o vosso corpo; o Fogo que transmuta a vossa transgressão em harmonia; o Fogo que, tal como um elixir, restaura as forças que possuístes em tempos passados no Grande Sol Central, na esfera interna e também nesse mundo físico; o Fogo que, unido à Chama Cósmica, quando o vosso momentum estiver edificado, irá presentear-vos como grande acontecimento que conheceis como ascensão."

Apelo ao Mestre Serapis Bey:

Amado Mestre Serapis Bey
Muito te amamos e agradecemos pela chama da ascensão
O caminho para nós e para a humanidade
Em nome da sagrada Presença EU SOU.
Apelamos a Serapis Bey e à Fraternidade da Ascensão
para que mantenham a Chama Branca em nossas vidas
atuando em nossos corpos mental, emocional e físico.
Bem como no dia a dia em nossos lares, finanças e interesses.
Permiti que mediante seu impulso, o poderoso Raio Branco ascensione tudo em nossa vida:
Amor, Felicidade, Abundância, Saúde, Vitória e Perfeição.
Mantendo isso para toda a Eternidade.
Assim É!


13 de Janeiro - Calendário Mágico


Na Irlanda pré-cristã, o 13º dia de janeiro era celebrado pelos Druidas com a Festa da Fermentação, assim, nesse dia, o que você fizer voltará multiplicado pra você no restante do mês. Portanto, ame muito nesse dia, esteja propenso a demonstrações de carinho e amor!


11 de Janeiro - Calendário Mágico

Início de Carmentália

O Festival Romano Carmentalia honra a Deusa Carmenta, que protege a gravidez e os partos.
Este festival dura até dia 15 de Janeiro.

A deusa Romana Juturna, das pscinas, poços e todas as águas calmas era honrada todos os anos nesta data.

12 de Janeiro -= Calendário Mágico

Makara Sankranti

Todo ano nesta data, um ritual sagrado para homenagear o grande deus-sol Surya , chamado Makara Sankranti é celebrado na Índia pelos hindus, envolvendo açafrão e banhos rituais nos rios sagrados.
O Festival é comemorado por toda a India sendo o Festival mais importante do ano.
Oferece-se libações ao Deus Sol e visitam-se templos.

Domingo - 1º Raio


PRIMEIRO RAIO (AZUL)

É a energia de Deus que irradia os atributos da vontade, da força e do propósito.
Tudo origina-se da Vontade de Deus.
O Primeiro Raio corresponde ao aspecto Pai da Santíssima Trindade e aos atributos do propósito, poder e proteção.
No homem, estimula as qualidades da iniciativa, coragem, fé, força, determinação e domínio. Cosmicamente, é a energia que destrói as formas ultrapassadas para o surgimento de novas.

As pessoas influenciadas por esse raio demonstram grande autoconfiança, independência, liderança natural e capacidade para administrar e comandar.
Seres pouco evoluídos, porém, manifestam esses atributos na forma de ambição, impaciência, egoísmo, autoritarismo e usurpação do poder.
Atributos: vontade, poder, propósito
Dia da semana: domingo
Símbolo: espada de luz azul (Excalibur)
Chohans - Mestre El Morya e Lady Mirian, dispensadores deste raios que atuam do templo etérico sobre Darjeeling, na India.
Música-chave: Pomp and Circumstance, de Elgar.
Arcanjos - Miguel e Fé, que irradiam a chama da fé, da Vontade de Deus e da proteção do plano etérico sobre Banff, nas montanhas do Canadá.
Música-chave: Coro dos Soldados da ópera Fausto, de Gounod.
Elohins - Hércules e Amazona, que sustentam a dinâmica Chama Azul do poder e da ação voluntária de seu templo etérico sobre Zurique, na Suíça.
Música-chave: Quinta Sinfonia de Beethoven.

Invocação do Primeiro Raio

El Morya trazei à Terra as virtudes da Chama Azul
Apelamos a plena atividade do Primeiro Raio em nossos mundos e seres.
EU SOU a determinação em caminhar pela senda.
EU SOU a fé no poder de Deus Pai-Mãe de toda vida.
EU SOU a proteção que se instala ao meu redor.
EU SOU expandindo a Vontade do Pai.
EU SOU, EU SOU, EU SOU selando a Terra no Raio Azul.

Decretando a Vontade de Deus:

EU SOU a Vontade de Deus.
EU SOU o caminho, a determinação, a fé, a firmeza de propósitos.
EU SOU a espada do poder apontado para Deus.
EU SOU a fé no caminho da realização.
EU SOU cumprindo meu plano arquétipo.
EU SOU o retorno ao Pai.
EU SOU, EU SOU, EU SOU

Apelo aos Arcanjos Miguel e Fé

Arcanjos Miguel e Fé e suas Legiões de Luz,
Vinde sobre a Terra e
seccionai, seccionai, seccionai com a vossa espada azul do poder
Toda atividade maléfica contra a humanidade
Transmutai, transmutai, transmutai
tudo em pureza, harmonia e perfeição por toda a eternidade
Protegei, protegei, protegei-me de todos os perigos
Contra qualquer inimigo nefasto e traiçoeiro
Por todos os momentos da minha vida
EU SOU, EU SOU, EU SOU
(fazer a invocação 3x)

Decreto do Elohin Hércules

Amado Elohin Hércules
Sustentai, sustentai, sustentai
A proteção divina em todos os servidores da Luz.
EU SOU um Ser Azul.
EU SOU a proteção do Elohin Hércules eternamente sustentada.
EU SOU um campo de Luz eletrônica ao meu redor.
EU SOU, EU SOU, EU SOU

10 de Janeiro - Calendário Mágico

Dia do Bardo Azul

Conhecido como o Bardo Azul, Geraint era um bardo galês do século IX.
Acredita-se que seu espírito ajuda todos os que trazem em seu coração o amor verdadeiro.
Hoje faça um pedido de Amor em um papel azul.
Mas tem que ser em forma de poesia.

O Bardo:
uma das mais nobres figuras da ancestral sociedade Celta, ele era indispensável para a sobrevivência de toda essa sociedade porque a ele cabia conhecer, preservar, atualizar e transmitir a história daquele povo.

Na Irlanda, os poetas eram tidos em tão alta estima que, nas grandes ocasiões, eles tinham precedência até mesmo sobre os reis.
Através de incontáveis mitos, lendas, linhagens e eventos históricos, o bardo era o guardião das tradições espirituais, sociais e culturais das tribos celtas – uma mistura de poeta, sacerdote, historiador e conselheiro.

Por conta disso, a palavra bardo hoje significa também “a voz de uma cultura’ – aquele poeta cujas palavras ecoam as idéias de uma sociedade – as quais, por sua vez, refletem os princípios e os valores que norteiam essa sociedade.

Toda sexta-feira é dia da Mestra Nada

Mestra Nada

Mestra Nada era uma das divindades protetoras do planeta Vênus que veio como voluntária, juntamente com Sanat Kumara, para servir no grande plano de ascensão espiritual terrestre.
Ela passou por várias encarnações neste planeta, onde enfrentou muitos desafios e aperfeiçoou-se na Bondade e no Amor.
Seu tempo é o Templo Rubi da Cura, no espaço etérico sobre a Arábia Saudita, de onde ela sustenta os atributos do Sexto Raio - devoção, compaixão, misericórdia, idealismo, sacerdócio e cura.

Numa de suas experiências terrestres, em Atlântida, foi sacerdotisa no Templo do Amor e advogada das crianças e dos injustiçados.
Houve também uma passagem pela Mesopotâmia, na qual pertencia a uma família abastada e tinha duas irmãs de grande talento artístico para a dança e o canto.
Diante de irmãs tão admiradas, a pequena Nada sentia-se inferior.
Foi então que surgiu em sua vida a Mestra Caridade, que a ensinou a amar e a admirar as irmãs e a meditar em favor delas.
Foi difícil para Nada manter-se em oração ainda criança, mas como resultado de sua doação as moças transformaram-se em expoentes das artes, ela própria aprendeu sobre o incomensurável amor e passou a ter uma vida de entrega ao Plano Divino.

Serviu no Templo da Ascensão em Luxor, no Egito, onde passou para a liberdade eterna, sob a direção do Mestre Serapis Bey, Chohan do Quarto Raio.
Atuou também em vários grupos místico-religiosos no período da 1ª Grande Dispensação Crística (época de Jesus e logo após).
Muito ligada ao Cristianismo, seguiu erguendo focos de irradiação do Amor Incondicional em comunidades, cidades e nações.
Por ocasião das grandes modificações internas na Grande Fraternidade Branca, Mestra Nada foi convidada, por seus reconhecidos méritos, a ser a Chohan do Sexto Raio, cargo que recebeu do Mestre Jesus.
É membro do Conselho Cármico e influencia muito os destinos da atual humanidade terrestre.
Também atua energeticamente sobre o Brasil, na região de Brasília, no Templo da Lei e da Libertação.
Mestra Nada vibra em todos os matizes do Raio Rosa, do Grande Amor, passando pelo Rosa Magenta e chegando ao profundo Vermelho-Rubi da Graça, da Compaixão e da Caridade.

Diz a Mestra Nada:

"Plantai vossas raízes profundamente na Chama de vossos corações,
de onde vos vem todo sustento:
as batidas de voso coração,
a cura do vosso corpo,
a abundância às vossas mesas,
o teto sobre vossas cabeças.
Quando as vossas raízes permanecerem implantadas em Deus,
quando não mais procurardes externamente por alimento espiritual ou mesmo terreno, então os homens avistarão vossos frutos.
O que fizerdes em segredo tornar-se-á conhecido e
quem tiver a capacidade de ver, verá.
Os homens virão a nós,
admirados e confusos,
mas com um quê de esperança em seus corações.
Pensai em Mim, em Nada, e amai-os livremente."


Apelo à Mestra Nada

Visualize uma névoa de cor rubi com traços de luz dourada envolvendo o planeta Terra e, principalmente, aqueles locais de muitos conflitos, guerras e sofrimento.
Então, faça o apelo:

Mestra Nada e Seres do Sexto Raio
Derramem através de nossas Presenças EU SOU
Toda a Paz e a Misericórdia para o mundo
EU SOU a Divina Presença que espalha a Paz por onde passo
EU SOU a Paz que toca os corações humanos
EU SOU a Misericórdia e a Paz sobre a Terra
O Sexto Raio, o Raio Rubi, Amor e Paz

08 de Janeiro - Calendário Mágico


Dia de Justitia
Deusa romana da Justiça, é representada pela constelação de Virgem.
Acenda um incenso de lavanda neste dia e peça que Justitia esteja ao seu lado em questões de justiça

07 de Janeiro - Calendário Mágico


Todo dia 7 é mágico

O número 7 é sagrado, perfeito e poderoso; afirmou Pitágoras, matemático e Pai da numerologia, sendo, juntamente com todos os ímpares considerado mágico.

A soma de 3 + 4 = 7 está presente em várias religiões.
O 3, representado por um triângulo(a Santíssima Trindade,por exemplo),
o 4, representado por um quadrado(a representação dos 4 elementos: terra, água, ar e fogo),é a Matéria.
O 7, é o Espírito na Terra, sustentado pelos quatro Elementos, ou a Matéria "vivificada pelo Espírito". É o espírito encarnado.

O 7 é um número místico por excelência,indica o processo de passagem do conhecido ao desconhecido; ele detém uma clara relevância,não apenas entre os ocultistas,porém, também em todas as religiões,das mais antigas às mais modernas.

VEJAMOS ALGUMAS CURIOSIDADES RELACIONADOS AO NÚMERO SETE:


7 são as virtudes: Fé, Esperança, Caridade, Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.

7 são os pecados capitais: Soberba, Ira, Inveja, Luxúria, Gula, Avareza e Preguiça.

7 são as Obras de Misericórdia:
- Dar de comer a quem tem fome,
- Dar de beber a quem tem sede,
- Vestir os nus,
- Dar Pousada aos Peregrinos,
- Visitar os enfermos e encarcerados,
- Remir os cativos e
- Enterrar os mortos

7 são os braços do candelabro Judeu, indicando os 7 dias da criação.

7 são as notas musicais com 7 escalas , 7 pausas e 7 valores.

São 7 as cores do Arco- Íris.

7 foram as pragas do Egito.

São 7 os Arcanjos: Miguel, Jofiel, Samuel, Gabriel, Rafael, Uriel e Ezequiel,

7 são as Arcanjelinas: Fé, Constância, Caridade, Esperança, Mãe Maria, Dona Graça e Santa Ametista.

O Pai Nosso e a Ave Maria são orações compostas cada uma delas, de 7 orações (frases).

7 são as Leis Universais: Natureza, Harmonia, Correspondência, Evolução, Polaridade, Manifestação e Amor.

São 7 as glândulas endócrinas:Hipófise, Tireóide, Paratireoides, Supra-renais, Sexuais, Timo e Pâncreas.

São 7 os nossos chacras : Básico, Gênito-Urinário, Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.

7 são os grandes mensageiros: Krisna, Buda, Lao-Tsé, Confúcio, Zoroastro, Moisés e Jesus.

No sonho do Faraó Egípcio (Bíblia) tinha 7 vacas gordas, 7 vacas magras, 7 espigas cheias, 7 espigas definhadas . José decifrou o sonho como 7 anos de fartura e 7 anos de seca.

7 são as personalidades de Deus (segundo Zoroastro): Luz Eterna, Onisciência, Retidão, Poder, Piedade, Benevolência e Vida Eterna.

7 meios tem o homem para se tornar puro (segundo o Budismo) :Domínio de si mesmo, Investigar a verdade, Energia, Alegria, Serenidade, Concentração e Magnanimidade.

7 são as virtudes:Humildade, Liberdade, Castidade, Paciência, Abstinência, Caridade e Diligência.

7 são as igrejas iniciais do Cristianismo: Éfeso, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Esmirna, Filadélfia e Laodicéia.

7 são as Obras de Misericórdia Espiritual:
- Dar um Bom Conselho,
- Instruir os Menos Esclarecidos,
- Corrigir os que Erram,
- Consolar os Aflitos,
- Perdoar as Injúrias,
- Suportar Pacientemente as Fraquezas do Próximo e
- Rezar pelos vivos e Falecidos.

A Lua tem 4 fases de 7 dias cada.

No Apocalipse de São João encontramos: 7 Estrelas, 7 Igrejas, 7 Cornos, 7 Selos, 7 Candelabros, 7 Anjos, 7 Trombetas, 7 Coroas, 7 Trovões e 7 Taças.

70 x 7 é a conta do perdão.

Na hora da Lua, acenda 7 incensos e 7 velas e mentalize seus desejos mais profundos. Preste atenção aos seus sonhos nessa noite...


Sekhmet, Deusa egipcia que concede aos mortos os seus alimentos é celebrada neste dia com musica danças e um festim

Sekhmet era a terrível deusa egípcia da guerra e das batalhas.
Sekhmet é uma deusa egípcia representada como uma leoa que traz o disco solar sobre a cabeça sustentado pela serpente uraeus.
Alguns a relacionam com o Olho de Rá que vigia os campos de trigo. Conta a lenda que Rá havia se decepcionado com a humanidade
e criado Sekhmet para que devorasse os homens que haviam se desviado dos princípios divinos.
Entretanto, Sekhmet não se detém neste detalhe e decide devorar toda a humanidade.
Como solução para o caso, Thoth a embebeda com vinho, depois a enfeitiça fazendo com que ela pense se tratar de sangue. Nisto, a deusa adormece e acorda como uma dócil gatinha, a deusa Bast.

06 de Janeiro - Calendário Mágico


ANIVERSÁRIO DE TSAI SHEN

Na mitologia chinesa, é o deus da Saúde.
Bom dia para pedir saúde e disposição para o dia a dia.



Este dia é dedicado também à triplicidade das Deusas, nas suas faces de Donzela, Mãe e Anciã.
No seu altar, ou num local sossegado na natureza queime tres velas associadas as 3 faces de uma Deusa Tripla.

Melchior = Mestre El Morya

Melchior foi um dos Reis Magos, uma das encarnações de El Morya - é o Chohan (diretor ou dispensador) do Primeiro Raio ou Raio Azul, reverenciado no dia de Domingo, que corresponde aos atributos divinos da Vontade Divina, Fé, Proteção, Coragem e Força.

Determinação, firmeza e liderança são os mais marcantes traços de El Morya, que encarnou vários reis como Nabucodonosor, da Babilônia (630 aC); Leônidas, de Esparta (532 aC);
Melchior, um dos reis magos que deu aporte energético ao nascimento de Jesus; e Arthur, o unificador dos clãs da Inglaterra no século VI.
Na Mongólia, foi imperador duas vezes entre os séculos XIV e XV: como Akbar, o Grande, que unificou seu povo e transmitiu-lhe os valores do monoteísmo; e Shah Jahan, o lendário construtor do Taj Mahal, um monumento ao amor até hoje cultuado no islamismo.

Em sua última encarnação terrena, foi El Morya Khan, filho do monarca de Bangladesh. Nesta existência, ele renunciou ao trono do qual era herdeiro e abraçou a vida religiosa, tendo ascencionado em 1888.

Diz Mestre El Morya:
"A vontade de Deus é o bem. A Vontade de Deus quer a criatura livre. A Vontade de Deus quer ajustar o eixo da Terra e assim restabelecer o equilíbrio do clima. A Vontade de Deus quer que toda pessoa, por si própria, obtenha o suprimento de suas necessidades diárias. A Vontade de Deus quer que desapareçam as doenças, as mortes, as limitações de toda sorte e o desequilíbrio da mente e do corpo;
quer que desapareçam a indisciplina, a impureza e a grosseria;
quer que novamente brilhe a Luz Fundamental;
quer que a Terra ostente, outra vez, as cores claras e brilhantes e a beleza que possuía ao ser concluída pelo Elohin."


Apelo ao Mestre El Morya

Bem amado Mestre Ascensionado El Morya, eu Vos amo e Vos abençôo. Sou grato pelo Vosso serviço a mim e a toda a humanidade. Envolvei-me em Vossa Chama Azul-Branca do Amor e deixai-me sentir a Vossa Força e o Vosso Poder, para manter a Idéia Divina e trazê-la à manifestação, abençoando a todos. Ajudai-me a dizer à minha Bem-Amada Presença Divina: "seja feita a Vossa Vontade e não a minha". Ajudai-me a sentir e compreender Vossa iluminada obediência perante a Vontade de Deus, Vossa humildade espiritual perante o Amor Divino, Vossa reverência a Deus e Seus Representantes e à Presença Divina em cada Coração Humano.


Apelo à Vontade Divina
A Vontade de Deus é o bem
A Vontade de Deus é Luz
A Vontade de Deus é bem-aventurança
A Vontade de Deus é paz
A Vontade de Deus é pureza
A Vontade de Deus é equilíbrio
A Vontade de Deus é bondade
(fazer três vezes)


Gaspar = Mestre Djwhal Khul

Gaspar, hoje conhecido como Mestre Ascenso Djwhal Khul, da chama trina, do amor do ensinamento de Deus em ação, agora doado aos outros vistos como Fraternos ou irmãos que se querem curar de todas as sua feridas ou chagas.
Ele tem sido chamado “O Mensageiro dos Mestres”.
É profundamente erudito e sabe mais sobre os raios e as Hierarquias planetárias do sistema solar.
Alcançou seu mestrado na presente encarnação. Viveu no Tibet, sendo conhecido em sua mocidade pelo nome de Gai Ben-Jamin.
Presidiu um grupo numeroso de lamas tibetanos tendo sido um abade desse monastério lamásico.
Ele vem nos lembrar a todos, que somos discípulos, desde o aspirante mais humilde até o mais adiantado do Cristo.
Atua como um transmissor de Luz.
Seu trabalho consiste em ensinar e a difundir o conhecimento da Sabedoria Eterna a todos os que se disponham de coração a encontrar essas respostas.
Seu raio de ação é a chama trina.
Ele trabalha com aqueles que curam e coopera desconhecido e invisível, com os pesquisadores da verdade nos grandes laboratórios do mundo, com todos que definidamente almejam a cura e o alívio do mundo e com os grandes movimentos filantrópicos da humanidade, tais como a Cruz Vermelha.
Trabalha, também, amplamente, com certo grupo de devas dos éteres, que são os devas curadores, que assim o ajudam no trabalho de sanar alguns dos males físicos da humanidade.
Está sempre à nossa disposição para nos encaminhar, enquanto ainda nos portamos como aspirantes emocionais, o que dificulta nosso contato com nossos Mestres e nossas realidades que vibram em sintonias mais sutis, porque ainda não transmutamos a nossa devoção emocional, em desinteressado serviço a humanidade e não aos Mestres.
Ele nos ensina, iluminando nossos mentais, como trabalhadores universalistas, a aspiração e a vontade de servir desde o plano das emoções ao plano mental, que é o plano onde podemos manter contato com os nossos irmãos maiores.
Muitos de nós envolvidos nesse processo da higienização planetária, estamos ligados a esse irmão maior.
"Nada debaixo do céu pode parar o processo da alma humana
na sua longa peregrinação da escuridão para a luz,
do irreal para o real,
da morte para a imortalidade
e da ignorância para a sabedoria."

Djwhal Khul

Baltazar = Mestre Kuthumi

Baltazar, foi um dos três Reis Magos que seguiram a estrela de Belém e foram homenagear o Filho do Homem, esse é o Mestre Ascenso Kutkumi, que na Grande Fraternidade Branca, o ocupa o cargo de Instutor do Mundo, conjuntamente com o Mestre Jesus.
Sua função é transmitir a Verdade Divina ao homem por meio das religiões.
Como um ser do Segundo Raio (amarelo-dourado), auxilia a todos que desejam conhecer as leis espirituais a serem bons instrutores de seus semelhantes.
Atua em conjunto com o Grande Diretor Divino, Senhor Maitreya, no santuário deste em Cachemira, na India.
Mestre Kuthumi encarnou-se muitas vezes na Terra antes da ascensão.
Numa de suas passagens pelo Egito, foi o faraó Amenófis IV, empreendedor do culto ao Deus Aton - Supremo Ser Universal representado pelo Sol.
Por devoção ao Deus Uno, mudou seu nome para Akenaton (servidor de Aton) e procurou libertar o povo egípcio das falsas noções religiosas e superstições.
Infelizmente, o culto à Grande Divindade teve curta duração no Egito, pois não foi sustentada pelos sacerdotes após à morte do faraó.
No ano de 570 a.C., encarnou como o grego Pitágoras, grande filósofo e ocultista.
Sua trajetória de vida levou-o a estudar no Egito e na Babilônia, onde inciou-se nos mistérios de Isis e de Osíris, dos magos caldeus, dos zoroastristas e dos mosaístas.
Ao retornar para a Grécia como um grande iniciado, fundou na ilha mediterrânea de Crotona sua famosa escola de filosofia esotérica - o Instituto Pitagórico, misto de colégio de educação, academia de ciência e cidade modelo.
Pai da numerologia, Pitágoras ensinava também que os números continham o segredo de todas as coisas e que Deus era a Harmonia Universal.
Nos anos 2000 a.C, viveu como rabino e participou da escritura do Novo Testamento e do Talmude, código moral e espiritual do povo hebreu.
Sempre esse sábio ensinava que os deuses, diversos em aparência, eram os mesmos em todos os povos, visto que eles correspondiam a vários aspectos de um mesmo Deus, Supremo e Único. Pregava a tolerância para com todos os cultos; a unidade dos povos e das religiões.
Esse é o principal toque pessoal que o Mestre imprimiu em todos os seus discípulos através dos tempos: o pendor universalista, a vocação fraterna e crística que, liberta de dogmas e separatismos religiosos, devotando-se ao trabalho de unificação espiritual.

Mas, certamente, uma de suas mais belas experiências na Terra foi como Francisco de Assis, o jovem que abdicou da fortuna de sua família e abraçou a vida de serviço e adoração a Deus.

No século XIX, já como Mestre Kuthumi, viveu nos altos do Himalaia, no Tibete. Junto ao Mestre El Morya, fundou, em 1875, a Sociedade Teosófica por meio de Helena Blavatsky, a quem foram transmitidos os conceitos básicos da teosofia.
Essa doutrina trouxe ao Ocidente o conhecimento esotérico da India.

Diz o Mestre Kuthumi:

"Vós, diletos corações, não vos canseis indo a qualquer lugar à procura da Presença Divina. Praticai o silêncio!
Abri vossos olhos na paz do próprio mundo dos sentidos e sede cientes do majestoso Poder Divino que se encerra nas batidas do vosso coração.
Deixai a Natureza Divina penetrar-vos completamente, bem como em todos os lugares onde sois obrigados a permanecer, e procurai provar ao vosso sentido a Onipotência, o Amor e a Presença Divina.
Quereis prestar algum serviço a Mim?
Então pensai todas as manhãs na natureza de vossa própria Presença, no poder de vossa Presença na maestria de vossa Presença.
Observai-A por alguns momentos em silêncio e depois retirai-vos do silêncio e procurai ser, ao menos por meia hora, essa Presença."

Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz.
Onde haja ódio, consenti que eu semeie amor;
perdão, onde haja dúvida;
esperança, onde haja desespero;
luz, onde haja escuridão;
alegria, onde haja tristeza.
Ó Divino Mestre, permiti que eu não procure tanto ser consolado quanto consolar;
ser compreendido quanto compreender;
ser amado quanto amar.
Porque é dando que recebemos;
perdoando que somos perdoados;
e é morrendo que nascemos para a Vida Eterna.

Saber, Querer, Ousar e Calar...

Saber
Saber é conhecer a si próprio antes de tudo.
Saber o que você quer e deve fazer.
Saber amar.
Saber fazer o bem.
Saber o que é certo para agir com honestidade e justiça.

Querer
Querer é acreditar em si mesmo.
Querer é desejar sem medos.
Querer é ter a coragem de desejar e de lutar por seus desejos.
Querer é acreditar na abundância do Universo.
Querer é não ter medo de viver.

Ousar
Ousar é ter coragem para mudar as circunstâncias.
Ousar é não ter medo.
Ousar é não ser hipócrita.
Ousar é ter responsabilidade por todos os seus atos e pensamentos.
Ousar é escolher e ser justo consigo mesmo nesta escolha.

Calar
Calar é aprender a manter a boca fechada antes de agir.
Calar é aprender a manter a boca fechada enquanto está esperando os resultados.
Calar é aprender a manter a boca fechada depois da ação.
Calar é proteger sua fé e convicções.
Calar é respeitar os desejos alheios.

06 de Janeiro - Calendário Mágico

Dia de Reis

Os Reis Magos são personagens que vieram do Oriente, guiados por uma estrela, para adorar o Deus Menino, em Belém (Mateus 2, 1-12).

Ignora-se a providência dos Reis Magos, este episódio foi apenas relatado no Evangelho de S. Mateus e, mesmo assim, de forma muito resumida e vaga.
Só com o passar do tempo, se foram acrescentando detalhes, para se sanarem as lacunas deixadas no Evangelho em relação a esta história.

A designação “Mago” era dada, entre os Orientais, à classe dos sábios ou eruditos, contudo esta palavra também era usada para designar os astrólogos.
Isto fez com que, inicialmente, se pensasse que estes magos eram sábios astrólogos, membros da classe sacerdotal de alguns povos orientais, como os caldeus, os persas e os medos.

“Melchior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus.
Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio.
E Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.

Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melchior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltazar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.

Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes.

Assim, Melchior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza;
Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade;
e Baltazar, mirra em reconhecimento da humanidade.

Em muitas casas, é costume, no Dia de Reis, escrever o nome dos três reis magos
em um pedaço de papel e colocá-lo na porta de entrada para que durante o ano haja fartura, saúde e alegria.
O Dia de Reis é considerado Dia de Gratidão.

Em alguns países, como Espanha e Portugal, é estimulada entre as crianças a tradição de se deixar sapatos na janela com capim (erva) antes de dormir para que os camelos dos Reis Magos possam se alimentar e retomar viagem. Em troca os Reis magos deixariam doces que as crianças encontram no lugar do capim após acordar.

O dia de homenagear esses Magos é hoje, 6 de janeiro, data que encerra o ciclo de Natal. "Dia de Reis", assim chamamos. Em alguns lugares, como na Espanha por exemplo, nessa data são distribuídos presentes - reproduzindo o gesto dos Reis magos.

05 de Janeiro - Bolo de Reis

Véspera do dia de Reis


Bolo de Reis (receita portuguesa)para começar a ser feito hoje, véspera do dia de Reis

Ingredientes:
PARA A MASSA LEVEDADA
- 7 gr de fermento de padaria;
- 1 1/2 colheres de sopa de leite morno;
- 50 gr. de farinha de trigo;

PARA O BOLO
- 125 gr de farinha de trigo;
- 50 gr de massa levedada;
- 1/2 colher de sopa de sal;
- 2 ovos;
- Raspas da casca de um limão;
- 75 gr de açúcar;
- 50 gr de manteiga;
- 75 gr de frutas secas e cristalizadas (nozes, passa, ameixa, figo, cereja);
- 1/2 cálice de vinho do Porto;
- Farinha para amassar;
- 1 brinde;

Preparo:
- Faça a massa levedada - juntando todos os ingredientes e deixando fermentar por 4 horas. Reserve;
- Pique grosseiramente as frutas secas e cristalizadas.
- Deixe de molho no vinho do Porto. Reserve;
- Bata a manteiga na batedeira até ficar cremosa . Reserve
- Coloque a farinha em uma mesa. Faça buraco no centro. Coloque a massa levedada e amasse bem;
- Junte os ovos (um a um) em temperatura ambiente, as raspas de limão, o açúcar e a manteiga. Misture tudo.
A massa fica com consistência mole.
Cubra e deixe descansar até o dia seguinte;
- Acrescente as frutas secas e cristalizadas. D
Dê a forma de coroa (fazendo primeiro uma bola, e depois um buraco no meio), com mais ou menos 30 cm de diâmetro.
- Introduza o brinde e a fava. Deixe descansar, em lugar fechado, por 1 hora.
- Pincele com a gema (diluída em água);
- Asse em forno médio (180º).
- No meio do cozimento, decore com frutas cristalizadas e açúcar.
- Deixe no forno até que fique dourado;

Outra Receita (da Nestlé) -Bolo de Reis

Ingredientes:

Massa

200 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
1 lata de Leite Moça
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de fruta cristalizada
1 xícara (chá) de uva passa preta sem semente
Glacê 2 xícaras e meia (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite quente
2 colheres (sopa) de suco de limão


Modo de Preparo

Massa
Bata a manteiga na batedeira até virar um creme.
Adicione o açúcar mascavo e junte as gemas uma a uma, batendo sempre até que fiquem bem incorporadas à massa.
Acrescente o Leite MOÇA em fio, sem parar de bater.
Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo peneirada junto com o fermento, as frutas cristalizadas e as passas.
Por último, incorpore delicadamente as claras em neve.
Asse em fôrma grande com furo central (25cm de diâmetro), em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 1 hora.
Desenforme o bolo ainda quente.


Glacê
Misture os ingredientes e despeje sobre o bolo.
Decore com cerejas e folhinhas feitas com figo ou limão cristalizado.

04 de Janeiro - Calendário Mágico

Festival dedicado a Ceres

Ceres, na mitologia romana, equivalente à deusa grega, Deméter, filha de Saturno e Cibele , amante e irmã de Júpiter, irmã de Juno , Vesta, Netuno e Plutão, e mãe de Proserpina com Júpiter.
Ceres era a deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal.

A palavra cereal deriva de Ceres, comemorando a associação da deusa com os grãos comestíveis.

O nome Ceres provém de "ker", de raíz Indo-Europeia e que significa "crescer", também é a raíz das palavras "criar" e "incrementar".

"(...) Oh abençoada Rainha do Céu, sejas Tu a Senhora Ceres, mãe e fonte primeira de tudo que frutifica sobre a terra, que, depois de encontrar Tua filha Prosérpina, pela grande alegria concebida, aboliste terminantemente todo o alimento do tempo antigo, o fruto do carvalho, e o tornaste estéril e infrutífero o solo de Elêusis arável, e agora deste ao homem a possibilidade de plantar um alimento melhor e mais suave;

ou se fores a Vênus celestial, que no início do mundo juntou homem e mulher com um amor procriador e assim criastes a propagação eterna da humanidade, sendo agora adorada dentro dos templos da ilha de Pafos;

ou se fores a irmã do Deus Febo, que tanta gente salvou, aliviando e neutralizando com Teus remédios as aflições do trabalho árduo e da arte agora adorada nos lugares sagrados de Éfeso;

ou se Te chamares terrível Prosérpina, por causa dos uivos mortais que permites, que tem o poder triplo de impedir e eliminar a invasão de bruxas e fantasmas que aparecem para o homem e de mantê-los lá embaixo, nas entranhas da Terra, que vagueia pelos bosques e é adorada de diversas maneiras;

Tu, que iluminas todas as cidades da terra com Tua luz feminina,
Tu que nutres todas as sementes do mundo com Tua cálida umidade, doando Tua luz cambiante conforme os movimentos, próxima ou distante do sol;

qualquer que seja o nome, o modo ou a forma legítima de Te chamar;
rezo a Ti para que me acabes com meu grande e árduo trabalho e eleves minhas esperanças perdidas, liberando-me desta sorte desgraçada que há tanto tempo me domina.
Concede paz e descanso às minhas adversidades, se Te apraz, pois tenho suportado trabalho e perigo suficientes..."

¬ em "O Asno de Ouro", de Lucius Apuleio; tradução de William Adlington, 1566; citada em
"Autobiografia de uma feiticeira", de Lois Bourne - copiado do blog www.blessed_rose.blogger.com.br

03 de Janeiro - Calendário Mágico

Festival de Dionísio Remover formatação da seleção
Filho de Zeus, Dionísio normalmente é caracterizado de duas maneiras.
Como o deus da vegetação - especificamente das árvores frutíferas - ele freqüentemente é representado em vasos bebendo em um chifre e com ramos de videira.
De acordo com a tradição, sua concepção ocorreu em Tebas, quando sua mãe, Sêmele, filha de Cadmo, o fundador da cidade, foi amada por Zeus que se disfarçara de homem. A vingativa Hera, irmã e esposa deste, adotou a aparência da antiga ama-de-leite de Sêmele e se negou a acreditar que Zeus fosse o pai do filho que a princesa tebana esperava a menos que esta convencesse o deus que o demonstrasse, apresentando-se diante dela com o seu verdadeiro aspecto.
Sêmele, então, preparou uma armadilha e o fez apresentar-se, então, como realmente era.
O brilho de Zeus, no entanto, a fez encolher até converte-la em nada.
Zeus, contudo, salvou Dionísio de seu ventre e, durante meses, o levou no seu músculo até que o menino pudesse sair ao mundo.

01 de Janeiro - Calendário Mágico

Dia de Janus

Dia consagrado pelos romanos ao deus Janus que possui duas faces idênticas que olham para lados opostos, uma para o passado e outra para o futuro.
É o deus dos portões, portais e portas de entrada, sendo associado a viagens e início de coisas novas.