Viva São João, São Pedro e Xangô!!!





Xangô talvez seja o Orixá que é mais sincretizado com os santos dos nossos irmãos católicos. Vários deles: São João Batista, São Pedro, São Jerônimo (Que é a imagem utilizada, com o santo sentado sobre uma pedra, tendo um leão ao seu lado), e até com o Profeta Daniel.
Por isso Xangô é tão festejado neste mês de Junho, principalmente nos folguedos de São João.

São João, o Batista

João era primo de Jesus Cristo, filho concedido a Zacarias e Isabel já na velhice. Ele foi o precursor do Messias e anunciou a chegada do Filho de Deus. Ficou conhecido como Batista por batizar as pessoas às margens do Rio Jordão. Foi ele quem batizou Jesus, preparando-o para sua missão na Terra. João Batista foi decapitado a mando de Herodes, que entregou sua cabeça em uma bandeja de prata como um “presente” para sua filha Salomé, que se vingava de João por ter sido rejeitada por ele. É o único santo cujo nascimento e martírio são evocados em duas solenidades pelo povo cristão. O seu nascimento é celebrado pelo povo no dia 24 de Junho, com grande júbilo: cantos e danças folclóricas, fogueiras, quermesses fazem de sua festa uma das mais populares e queridas de nossa gente. Já o seu martírio é lembrado no dia 29 de Agosto.
Não confundir João, o Batista com João, o Apóstolo. João Evangelista, apóstolo de Jesus, nada tem haver com João Batista, nem com os festejos de Junho. Sua data é comemorada em 29 de Dezembro.

São Pedro
Pedro nasceu com o nome de Simão. Foi eleito por Jesus como um dos escolhidos e nomeado Pedro, que significa pedra, rocha. Pedro sempre foi o homem de confiança e melhor amigo de Jesus. A ele foi atribuída a responsabilidade de construir a Igreja, tornando-se assim o primeiro Papa da História. Foi sepultado onde hoje está a maior igreja católica do mundo: A Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Segundo os nossos irmãos Católicos, Pedro tem em seu poder as chaves dos portões do Paraíso, decidindo se o irmão desencarnado está preparado para entrar ou não no Reino dos Céus. A ele também é atribuída a condição do clima. Por isso, se você quiser um dia de sol ou de chuva, faça um apelo a São Pedro.

Xangô

Xangô é o Orixá da Justiça e seu campo preferencial de atuação é a razão, despertando nos seres o senso de equilíbrio e eqüidade, já que só conscientizando e despertando para os reais valores da vida a evolução se processa num fluir contínuo.
Sua força está concentrada nas pedreiras, montanhas e grandes vales. A força da Justiça Divina de Xangô é atuante em todo o campo terreno, não só como conseqüência de todo dano que fazemos à natureza, mas também a nós mesmos.
Por isso que Oxalá nos concede o livre arbítrio, mas é Xangô quem toma conta da Lei da causa e efeito.

Que a sua Justiça Infinita possa sempre proteger aqueles que pregam o bem e a caridade dentro e fora de nossos terreiros.

Salve São João Batista! 
Salve São Pedro!
Saravá Xangô! Kaô Kabecile!!!
 

2 comentários:

  1. Poxa que legal seu blog, eu sigo essa linha e me interessa conhecer um pouco mais, nao conheço muito a respeito. Conheça meu Blog também, vamos trocar informações. Preciso de ajuda para continuar com ele e para continuar limpa e longe das drogas. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana seu Blog, eu sigo essa linha e conheço pouco a respeito. Conheça meu blog também, vamos trocar informações, preciso de ajuda também! Abraços....

    ResponderExcluir