10 de maio

Depois que se tornou senhor do mundo, Crono converteu-se num tirano pior que seu pai Urano. 
Não se contentou em lançar no Tártaro a seus irmãos, os Ciclopes e os Hecatonquiros, porque os temia, mas, após a admoestação de Urano e Geia de que seria destronado por um de seus filhos, passou a engoli-los, tão logo nasciam. 

Escapou tão-somente o caçula, Zeus: grávida desde último, Réia refugiou-se na ilha de Creta, no monte Dicta dou Ida, segundo outros, e lá, secretamente, deu à luz o futuro pai dos deuses e dos homens, que foi, logo depois escondido por Geia nas profundezas de um antro inacessível, nos flancos dos monte Egéon. 
Em seguida, envolvendo em panos de linho uma pedra, ofereceu-a ao marido e este, de imediato, a engoliu. 
No antro do monte Egéon, Zeus foi entregue aos cuidados dos Curetes e das Ninfas. 

 copiado de http://www.mitologiagrega.templodeapolo.net

Celebração de Cynosura, a deusa cretense das estrelas e dos planetas.
Algumas lendas descrevem-na como a babá de Zeus enquanto ele esteve escondido – como criança – na gruta do Monte Ida, em Creta.
Como gratidão, Zeus transformou-a na constelação de Ursa Menor.
Outros mitos mais antigos mencionam Cynosura como uma deusa da Terra e do céu, mãe e guardiã da ilha, sendo que sua constelação - a Ursa Menor - servia de ponto de orientação aos navegantes.

copiado de Teia de Thea

Na mitologia grega, Cynosura (em grego antigo: Κυνοσούρα) era uma ninfa (uma oréade) no Monte Ida, em Creta.  
Cynosura (juntamente com Helike) amamentou Zeus quando ele estava sendo escondido de seu pai, Cronos.

"Zeus, enquanto era criado e  permanecia oculto nas grutas distantes, podia chorar à vontade. Quando chorava alto demais, as ninfas que dele cuidavam ordenavam que guerreiros reverberassem seus escudos, com toda a força, para abafar os sons infantis."

Em agradecimento, Zeus colocou nos céus como a constelação da Ursa Menor, de acordo com a etimologia popular e o mito, Kynosoura é a "cauda  do cão". Cynosura também é outro nome para a constelação da Ursa Menor ou sua estrela mais brilhante, Polaris Cynosura.. Dicionário da biografia grega e romana e Aratus Mitologia, fenômenos, 35; Hyginus Astronomica, 2 2,. Servius em Virgílio.

copiado de http://en.inforapid.org/





Nenhum comentário:

Postar um comentário