Celebração grega da deusa Mnemosyne - 15 de Junho

Celebração grega da deusa Mnemosyne ou Mnasa, a mãe das Musas, concebidas em uma relação sexual ininterrupta de nove dias, de Mnemosyne com o deus Júpiter. Considerada a memória personificada, ela era venerada como uma Fonte Sagrada, que fluía em Hades, o Mundo Subterrâneo. Era representada, também, como uma mulher madura, ornada de pérolas e pedras, segurando o queixo ou a ponta da orelha com os dois primeiros dedos da mão direita, gesto que facilita a ativação da memória. 
Mnemosyne
Μνημοσυνη [Mnêmosynê ou Mnemosina]
Filha de Urano e de Gaia, Mnemosyne era a deusa da Memória e das Lembranças e também é tida como a inventora da linguagem e das palavras. 
Segundo a mitologia grega, o poço de Mnemosyne tinha o poder de fazer com que os mortos, que dele bebessem, relembrassem suas vidas. Por extensão, Mnemosyne se expandiu pelo universo no plasma nos quais foram gravados todos os acontecimentos passados no mundo dos deuses e dos homens. Na mitologia romana, equivale à deusa Moneta.
 
A partir do relacionamento com Zeus, Mnemosyne teve suas famosas filhas: as nove Musas da Grécia:
As filhas de Mnemosyne, as Musas, não eram apenas cantoras divinas, cuja música encantava Zeus e os outros deuses, pois elas também presidiam o pensamento em todas as suas formas: eloquência, persuasão, conhecimento, história, matemática e astronomia.  
A música mais antiga das Musas é a cantada após a vitória do Olimpo sobre os Titãs para comemorar o nascimento de uma nova ordem.  
As musas participaram como cantores em todas as grandes celebrações realizadas pelos deuses.
 
  Nome & Papel das nove musas
Calliope Musa da poesia épica
Clio Musa da História
Polímnia Musa da Mime
Euterpe Musa do Flute
Terpsícore Musa da Luz Verso & Dance
Erato Musa da Poesia Lírica Choral
Melpômene Musa da Tragédia
Tália Musa da Comédia
Urania Musa da Astronomia
 




 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário