1º de maio - Escreva os seus pedidos e faça a oração no Ano Novo dos Bruxos

29.04.2010

1º de maio

.

Neste sábado, dia 1º de maio, comemora-se, no hemisfério sul, o Sabat de Samhain (pronuncia-se Sou-ein) ou Festival Celta dos Ancestrais, considerado o Ano Novo dos Bruxos. 
A popular abóbora escavada com uma vela acesa em seu interior que é colocada na entrada das casas ou nas janelas para que os espíritos familiares reencontrem facilmente as casas onde viveram é a tradição mais conhecida deste Sabat. 
A festa de Halloween originou-se dele. Tanto que, no hemisfério norte, o Samhain acontece em 31 de outubro.
De acordo com a terapeuta holística Mirhyam Conde Canto, o Samhain é um período de reflexão, de análise do ano que se finda, de ajustar contas com o fenômeno da vida sobre o qual não exercemos controle, ou seja, a morte. "Samhain é o dia no qual começa o Ano Novo celta, por isso é um tempo ideal para términos e começos. 
É um tempo para a reflexão, no qual olhamos para o ano que passou e estabelecemos as metas para nossa vida no ano que inicia", explica Mirhyam.
O Samhain ocorre no pico do outono, época da última colheita antes que o rigoroso inverno mate, praticamente, toda a vegetação. 
"O que não for colhido até o dia de Samhain é deixado para apodrecer nos campos". 
É o tempo do ano em que o frio aumenta, o sol está enfraquecendo rapidamente, a sombra cresce e as folhas das árvores caem numa preparação ao inverno que logo chegará", explica. "Para os antigos celtas, esse dia sagrado dividia o ano em duas estações: inverno e verão. 
É a entrada para a parte sombria e fria da Roda do Ano".
Tradicional queima de pedidos de Samhaim
Existem muitos costumes de Samhaim e a queima de pedidos é um deles. Segundo Mirhyam, a intenção é retirar de nossa vida tudo que for negativo e atrair todas as coisas positivas que queremos.
Arranje dois pedaços de papel. 
Em um deles escreva tudo aquilo que você deseja retirar de sua vida: doenças, pessoas indesejadas, dificuldades de qualquer tipo, obstáculos... 
Em outro papel, escreva tudo aquilo que deseja realmente atrair para a sua vida. Seja bastante específico, pois as palavras têm um grande poder!
"Há uma história conhecida de uma bruxa que pediu simplesmente "amor em sua vida" e no dia seguinte encontrou um gatinho abandonado em seu quintal, precisando de carinho. 
Se não é o que você deseja, então especifique bem o que você realmente quer", ressalta.
Mirhyam recomenda que, ao final da sua lista de desejos, você coloque a seguinte frase: 
"Que assim seja e que o bem se faça" (se não for para o bem, que não aconteça).
Queime o papel do que deseja retirar da sua vida na chama de uma vela. Enquanto ele queima (sobre um prato), mentalize o mal sendo retirado de sua vida. 
Jogue as cinzas em água corrente. 
Peça aos deuses que ajudem você nesta missão.
Depois, queime o papel com a lista de desejos e, enquanto o papel pega fogo, acenda um incenso e coloque junto das chamas algumas folhas de louro, sempre mentalizando a positividade que você deseja atrair para a sua vida. 
Quando o fogo acabar, contemple a fumaça provocada pelas folhas e pelo incenso, subindo aos céus e peça que seus pedidos se elevem ao mundo dos deuses. 
Jogue os restos (se houver) em seu jardim ou na natureza.

Oração à senhora do Samhain
Senhora,
Faze da minha vida um hino a ti
Que minha voz cante tuas canções,
Que meus dedos descrevam tuas maravilhas,
Que minha mente consiga receber e traduzir tuas palavras
Ah, mãe, a terra é tua, como eu sou tua.
Ah, mãe, a terra é minha, como és minha.
Senhora de tudo o que existe,
Senhora de tudo o que há
Ensina-me a lição mais simples:
Que por ti eu sempre saiba sonhar,
Que por ti eu aprenda a brilhar!
E no pó colorido das estrelas de teu manto
Sorrias em cada lágrima, em cada pranto.
E na centelha de vida que se esvai,
Sejas sempre amada e nos amai.
E que Ela nos proteja e abençoe sempre!!! 




(Texto de Mavesper Cy Ceridwen)

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.com  e www.espacodluzepaz.blogspot.com  ou pelo e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou através dos telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.
texto publicado em http://anamariabraga.globo.com/canais/Zen/1-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário