Sabbat de Beltane: Rituais de celebração da vida!

Canais > Zen > Sabat de Beltane


30.10.2009

Sabat de Beltane

No próximo dia 31 de outubro comemoramos o Sabat de Beltane que ocorre no meio da Primavera.
Este é o momento do ano em que a Terra se aquece no gentil abraço de calor do Sol com o retorno da vitalidade, da paixão e da consumação das esperanças.
A Mãe Terra, representada pela Deusa, despertou e se encontra fértil e o Jovem Deus alcançou o auge de sua vitalidade e vigor. O calor do Sol e a exuberância da Natureza festejam sua paixão, culminando no Casamento Sagrado. É a união entre os princípios masculino e feminino da criação, a união de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas.
O Deus e a Deusa estão férteis e apaixonados e de seu amor, tudo, absolutamente tudo, nascerá.
Beltane era celebrado com flores e uma grande festa pública.
Comemorava-se a fertilidade, o amor que dá forças a tudo, e o retorno do Sol, com toda a sua intensidade.
Os principais símbolos desse Sabat são as fogueiras e o Mastro de Beltane.
As Fogueiras de Beltane possuem o significado mágico de trazer a luz do Sol até a Terra.
Essas fogueiras eram chamadas de "fogueiras da necessidade", eram construídas de uma forma sagrada e davam-lhe oferendas como, por exemplo, ervas mágicas, artefatos animais ou totens para imbuir o fogo de poderes que seriam então passados para o gado que se alimentaria da ração com as cinzas dessa fogueira.
O Deus Bel é invocado e então todos pulam a fogueira para se livrar de má sorte, doenças, negatividade, para absorverem as energias poderosas do fogo mágico e para atrair a fertilidade para sua vida.
O Fogo simboliza o Deus em seu total aspecto da Amante da Deusa.
O Mastro de Beltane representa a união do Deus (o Mastro) e da Deusa (coroa de flores no topo).
Tradicionalmente é enfeitado com uma guirlanda no seu topo e com fitas multicoloridas.
Através de uma dança onde as fitas são entrelaçadas ao mastro, celebramos o Casamento Sagrado, a União da Deusa (Terra) e do Deus (Sol) que sustentará a vida, essa união libera bênçãos de prosperidade, saúde, amor e realizações felizes, propiciando uma colheita farta e abundante para todos nos meses vindouros.
Cada participante escolhe uma fita de sua cor preferida ou ligada a um desejo, e todo o grupo começa então a entrelaçar uma fita na outra até que todo o Mastro esteja revestido por elas.
Durante o entrelaçar das fitas os participantes tecem a teia da vida, mentalizando os desejos, como se estivessem tecendo seu próprio destino, colocando-se sob a proteção dos Deuses, fazendo os pedidos e projetando o futuro que almejam.
Beltane é o dia da alegria, da felicidade e do riso, pois celebra a vida em todas as suas manifestações.

Estes festejos eram usados também para celebrar o Amor.
Amor espiritual, Amor entre um casal e que nesse dia tinha seus votos renovados (ou não) por mais um ano.
Beltane é também re-encontrar o mais importante tipo de Amor: o amor-próprio. Pois só um coração preenchido por esse sentimento pode amar livre e incondicionalmente.
Ao participar dessa cerimônia, devemos perceber a presença eterna do Amor espiritual que está dentro de cada um e que ao mesmo tempo rodeia a todos.

Magicamente falando, Beltane é o tempo de fertilizar, nutrir e impulsionar os projetos e desejos que plantamos no Sabat de Ostara.
Atividades:
• Pular fogueira (ou caldeirão que é o ponto central mais comum da cerimônia. Representa, obviamente, a Deusa - a essência da feminilidade, o objetivo de todo desejo);
• Guardar as cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, para abençoar objetos e pessoas;
• Fazer Mastro de Beltane;
• Dançar em volta do Mastro de Beltane;
Colocar uma fita colorida em uma árvore fazendo um pedido as Fadas;
• Fazer uma oferenda ao povo das Fadas;
• Confeccionar guirlandas com flores multicoloridas para as mulheres e folhas verdes para os homens;
• Fazer bolos redondos de aveia e cevada (Bolos de Beltane).
Hoje, acenda a fogueira sagrada (pode ser o caldeirão ou 2 velas, espaçadas para que possa passar entre elas) reverenciando a força do Amor que purifica e abençoa, trazendo luz e harmonia para sua vida.
Um pequeno Mastro simbólico pode ser feito com gravetos e pequenas fitas de cetim e queimado no interior de um caldeirão ao final da cerimônia.
Os celtas acreditavam que este festival era regido pelo Povo das Fadas, ajudantes da Mãe Terra em sua tarefa de florescer e frutificar.
Trata-se de uma época muito mágica, pois conta-se que entre os dois mundos (humanos e das fadas) há, neste dia, somente uma linha muito tênue que os separa...
Deixam-se oferendas de frutas, leite, mel, cristais e contas coloridas, para o Povo das Fadas, pedindo-lhes a abertura da visão sutil e o conhecimento do uso mágico das ervas e pedras.
Colocar uma fita em uma árvore fazendo um pedido ao Povo das Fadas.
Usar fitas de acordo com os seus desejos...
O Simbolismo das cores: laranja para prosperidade, rosa para amor, verde para abundância, amarela para cura, azul para proteção, vermelha para paixão, preta para afastar o mal.
Os alimentos tradicionais de Beltane são frutas vermelhas (como cerejas e morangos), saladas de ervas, ponche de vinho rosado ou tinto e bolos redondos de aveia ou cevada, conhecidos como bolos de Beltane.
Oração de Beltane
Ó Deusa Mãe, rainha da noite e da Terra;
Ó Deus Pai, Rei do dia e das florestas,
Eu celebro sua união enquanto a natureza se alegra num ruidoso banho de cor e vida.
De sua união surgirá a vida renovada; Uma profusão de criaturas vivas cobrirá a terra,
E os ventos soprarão puros e doces.
Ó antigos, eu celebro com vocês!!
Dessa forma querendo festejar esta noite encantada de Beltane, acenda uma vela simbolizando o Sol, colha flores para simbolizar a fertilidade, e recite poemas em homenagem ao Deus e a Deusa.
Se for possível, passe a noite em claro e veja o amanhecer...
Sinta a grandeza e exuberância da Natureza, e de como a Vida é fértil e perfeita.
Feliz Beltane a todos!!!

Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio dos blogs www.mirhyamcanto.blogspot.comwww.espacodluzepaz.blogspot.com, e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou (11) 98489-3858.

Nenhum comentário:

Postar um comentário