1º de Agosto - Sabbat de Imbolc

29.07.2009

1º de agosto


Imbolc ou Candlemas, como também é conhecido, ocorre no pico do inverno (1º de agosto). Marca o ponto médio entre a metade escura do ano e o início da temporada de claridade, celebrando o retorno da luz. É também um festival de luz e fertilidade, antigamente marcado na Europa por grandes queimas, tochas e fogos de todas as formas.
O fogo representa nossa própria iluminação e inspiração, assim como a luz e o calor. A palavra Imbolc significa "no leite", pois nesse período as ovelhas, vacas e cabras entravam em seu período de lactação e começavam a produzir leite. Isso era um indício claro da proximidade da chegada da primavera, época em que a vida começa a acordar do sono frio do inverno.
Neste dia sagrado celebramos a fertilidade de todas as coisas. Este é um Sabbat de purificação pelas forças renovadoras do sol, após a época fria do inverno. Por toda a Europa, nessa época, eram feitas procissões com tochas, com a finalidade de purificar os campos e arados para o plantio na primavera que se aproximava. Isso poderia ser interpretado como um rito de invocação ao Deus (sol), para que fertilizasse e fecundasse a terra, e entrasse em todas as casas com sua luz para que estas fossem prósperas e ricas.
As velas representam o pequeno fogo da Criança Sol (o Deus), crescendo em cada um de nós.
Esse simbolismo das velas em Imbolc é extremamente poderoso, pois reafirma que a Divindade reside no interior de cada um de nós, bem como o poder de força de transformar as esperanças em realidade.
Em Imbolc lembramos e homenageamos a Deusa Brigit (Santa Brígida), Senhora do Fogo, da vida, do conhecimento, da poesia, das fontes sagradas, que era honrada por todos os celtas. Neste dia todos agradeciam por Ela ter mantido o fogo das lareiras queimando durante as noites escuras e gélidas de inverno.
Brigit é uma Deusa solar associada com as árvores, as flores e o cantar dos pássaros e nessa época do ano, com a aproximação da primavera, todos esses elementos começam a dar seus primeiros sinais vitais de retorno.
Para iniciar a celebração dessa data devemos nos purificar, pois Imbolc é o Sabbat da Purificação que traz uma mudança pessoal profunda e transformadora. É tempo de limpar, lavar e purificar e se preparar para o crescimento e a renovação. Isso representa o desligamento com o passado para que o futuro seja promissor. Esta é a época do ano quando realmente começamos a converter os planos que nós fizemos em ação. É o momento em que os projetos devem começar a tomar forma.
Imbolc é um tempo de início e de consagração, uma data em que podemos colocar os nossos planos e resoluções em vigor. É um tempo de compromisso.
Uma prática tradicional associada com esse Sabbat é a Varredura, na qual varremos nossa casa com uma "Vassoura Mágica", com suas cerdas ao ar, passando por todos os ambientes, enquanto visualizamos a dispersão de tudo o que é velho e ultrapassado, expulsando assim as energias negativas, como azar, ressentimentos, mentalizando o banimento do mal. Podemos até cantar:
Vou banindo pela Terra e Ar.
Vou banindo pelo Fogo e mar
Vou banindo, vou banindo pra purificar
Vou banindo, vou banindo para exterminar
Espiral, espiral, espiral
Sugue o que há de ruim, leve todo mal.
Após a varredura, acendemos incensos de proteção (arruda, cravo, canela ou alecrim) para limpar energeticamente todos os cômodos e levar embora o que não é bom.
Depois tome um banho revitalizante, agradeça antecipadamente pelas futuras conquistas e sucessos.
Enfeitamos a casa com flores brancas e rosas.
Acenda velas pela sua casa, com a intenção de que o calor do sol abençoe o seu lar.
Festeje essa data lembrando-se que logo mais a primavera com todas as suas flores chegará...
Tome uma sopa cremosa bem quentinha ou faça alguma receita que contenha leite ou sementes e partilhe com os seus a benção do agasalho, do abrigo e da esperança em dias muito melhores, com as bênçãos da Deusa e do Deus.
Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio do blog 


www.mirhyamcanto.blogspot.com, e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou 98489-3858.

Nenhum comentário:

Postar um comentário