Elemento Ar

27.07.2009

Ar

A nossa vida física começa com a primeira respiração que leva o Ar para os nossos pulmões... E continuamos respirando até que estejamos prontos para deixar nosso corpo neste plano, quando damos o nosso último suspiro. Sem o Ar, o ser humano não pode sobreviver. Apenas alguns poucos minutos sem ele pode significar a morte, tamanha é sua importância em nossas vidas.
Por essa razão, todos os seres terrestres estão conectados, pois todos respiram o mesmo ar.
Isso faz com que esse elemento se torne coletivo.
Como o prana, o ar permeia tudo, em todos os lugares: ele é a energia essencial da existência.
O ar é a fonte de toda energia vital.
Tem recebido nomes variados em diversas partes do globo como prana, chi, ki, entre outros, mas é sempre essencial à vida.
  
Na Natureza temos várias formas onde esse elemento tão mutável torna-se perceptível.
Através da suave brisa a uma ventania ou um terrível furacão, todos esses fenômenos são resultado de seu trabalho. O ar transforma tudo que envolve.
O ar é o elemento do intelecto, da inspiração, é o domínio do pensamento, nos leva à euforia, ao equilíbrio, ao humor, também à instabilidade, à sutileza e à adaptação.
Por ser um elemento gasoso, o ar é mutável, conferindo um caráter etéreo, sonhador, idealista, "visionário", filósofo, pensador.
Em excesso causa dispersão, nervosismo, indecisão, descontrole, excesso de curiosidade e intrometimento, paralisa a vontade em virtude da exagerada análise mental e hiper-estimula o sistema nervoso, fazendo com que necessitemos de freqüentes mudanças.
Sintomas físicos mais comuns: tensões nas costas, principalmente na região cervical.
Grande tendência a gazes, flatulência e acidez.
Já a falta desse elemento pode distorcer nossa capacidade de percepção a ponto de eliminar o bom senso. É possível que fiquemos tão envolvidos com atividades e emoções que não sobre tempo para refletir sobre a própria vida. A falta de visão que resulta disso pode debilitar gravemente o sistema nervoso e, sob essas condições, a curiosidade e imaginação tornam-se escassas.
Portanto, a melhor forma de entrar em harmonia com ele é através das respirações profundas e conscientes:
Respire profundamente e torne-se consciente do ar enquanto ele fluiu para dentro de seus pulmões...
Em termos de magia, o Ar é comparado à visualização clara, límpida e pura.
As suas forças são utilizadas em rituais de estudos, conhecimentos, liberdade e viagens, descoberta de itens perdidos, revelação de mentiras e coisas do gênero!
Ele está relacionado a todos os tipos de comunicação.
Sacudir objetos no ar ou pendurá-los ao vento, suspender ferramentas em lugares altos, soprar objetos leves enquanto visualiza energias positivas, deixar que o vento carregue folhas, flores, ervas ou papel picado. É uma forma de estar em contato com esse elemento.
O simples fato de acender um incenso aprimora suas qualidades relacionadas ao Ar dentro de você.
Correlações com o elemento Ar:
Cores: Amarelo, branco
Incensos: Olíbano
Hora: Amanhecer
Estação: Primavera
Ponto Cardeal: Leste
Elementais: Silfos
Animal Mítico: Borboleta
Espírito Animal: Pássaros, coruja, águia
Ervas: Artemísia, hortelã, eucalipto,lavanda, tomilho
Cristais: Quartzo Transparente, Ametista e Sodalita
Aromas: Sândalo, Alfazema
Banhos: Bambu
Agradecimento - A terapeuta holística Mirhyam Conde Canto escreve periodicamente no site da Ana Maria Braga. E você também pode entrar em contato com ela, por meio do blog www.mirhyamcanto.blogspot.com, e-mail mirhyamcanto@uol.com.br ou telefones (11) 2296-9255 ou 98489-3858.

Nenhum comentário:

Postar um comentário